sábado, 23 de outubro de 2010

Como elaborar um currículo: tópicos principais

  • Dados pessoais
Nome, idade, estado civil, endereço (eletrônico, inclusive) e telefone. Importante, todas as empresas possuem algum vínculo com a internet, portanto é extremamente importante que o candidato tenha um endereço eletrônico (e-mail) para contato.

  • Objetivo
Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha e deve apresentar somente o cargo e área de interesse. Evite indicar duas ou mais áreas diferentes em um mesmo currículo.


  • Formação
Apresente sua formação escolar de forma retroativa, isto é, da mais recente para a mais antiga. Comece elencando seus títulos de pós-graduação (mestrado, doutorado, MBA) se houver, e depois o curso de graduação. Os cursos de formação devem ser apresentados por ordem de importância. Ao indicar sua formação, mencione o nome do curso, nome da instituição e o ano de conclusão. Não é necessário indicar os estudos de primeiro ou segundo graus, a não ser que estes sejam o maior nível de escolaridade que você possui.

  • Qualificação
Neste item, mencione suas principais qualificações adquiridas ao longo de sua vivência profissional, destacando pontos fortes que estejam relacionados com a área ou cargo de seu interesse.

  • Experiência  profissional
Mantendo a ordem retroativa, indique todos os empregos em que atuou no período de dez anos anteriores. Insira o período de atuação, nome da empresa, cargo e atribuições do cargo. Importante estar atento para descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o selecionador saberá o que você pode oferecer à empresa.

  • Idiomas e informática
Ao mencionar o domínio de idiomas, cite apenas aqueles em que você realmente tem o grau de conhecimento. Uma mentira neste quesito é facilmente verificável na entrevista, dependendo do cargo e da empresa, tal entrevista pode ser feita na língua indicada no currículo.

  • Outras atividades

É interessante que inclua somente os cursos realizados que sejam relacionados à área de seu interesse. Cite o tema dos cursos e o nome das instituições onde foram concluídos.

Um exemplo de Currículo:



Nome do Candidato(a)
Nacionalidade, estado civil, data de nascimento
          Endereço:
          Cidade – Estado
          Telefone: (DDD) xxxx-xxxx / E-mail:

Objetivo
·    Cargo Pretendido

Formação
  ·       Acadêmica em Ordem crecente

Experiência Profissional
  ·       Ordem crecente


Qualificações e Atividades Complementares
  ·       Seus trabalhos realizados em outras empresas
Informações Adicionais
·       Disponibilidade para mudança de cidade ou estado








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