História do Currículo

Conforme o dicionário Houaiss currículo é definido como “programação de um curso ou de uma matéria a ser examinada”. No Dicionário Interativo da Educação Brasileira define currículo como o “Conjunto de disciplinas sobre um determinado curso, programa de ensino ou a trajetória de um indivíduo para seu aperfeiçoamento profissional”. Do ponto de vista etimológico, o termo currículo vem da palavra latina Scurrere, correr, e refere-se a curso, á carreira, a um percurso que deve ser realizado. Inserido no campo pedagógico, o termo passou por diversas definições ao longo da história da educação. Tradicionalmente o currículo significou uma relação de matérias/disciplinas com seu corpo de conhecimento organizado numa sequência lógica, com o respectivo tempo de cada uma (grade ou matriz curricular). Essa conotação guarda estreita relação com “plano de estudos”, tratado como o conjunto das matérias a serem ensinadas em cada curso ou série e tempo reservado a cada uma.
A partir da obra The Curriculum, de Frankin Bobbitt, publicada nos Estados Unidos em 1918, o currículo firmou-se como campo de reflexão e de estudos. O conceito deste, esta voltada á racionalidade instrumental e técnica. No Brasil, este enfoque foi o que deu origem ao que conhecemos como tecnicismo. Nele a ênfase está na construção científica de um currículo que desenvolvesse os aspectos da personalidade adulta, então considerada ‘desejáveis’, postando seus objetivos e seus correspondentes conteúdos, com especial atenção ao processo educativo.
A visão tecnicista apareceu com força na década de 1960 e 70, o currículo foi essencial para a relação educação e sociedade, o objetivo foram adaptar a escola e o currículo a ordem capitalista. Neste mesmo período, desenvolveram nos EUA e na Inglaterra, estudos no campo do currículo, onde inaugurou a teoria crítica. Injustiças e desigualdade sociais empenharam-se em denunciar a estrutura social e apontar caminhos para a construção de um currículo.
Os estudos multiculturais enfatizam a necessidade do currículo “dar voz” às culturas excluídas, negadas ou silenciadas. O conceito de currículo é multifacetado, modificou-se historicamente atendendo a realidades sociais distintas, há tempos e espaços específicos e, em conseqüência disso, precisa ser compreendido no contexto social em que esta inserida.